Início » Content » Ophir Pinto de Loyola
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Ophir Pinto de Loyola

Nasceu no dia 13 de abril de 1886, em São Luís do Maranhão, filho de Antônio Loyola e de Francisca Augusta Pinto de Loyola. Formou-se em Medicina pela Faculdade do Rio de Janeiro, em 1909. Estagiou no Instituto de Proteção e Assistência à Infância do Rio de Janeiro e, em 1910, aos 24 anos de idade, transferiu-se para Belém, onde se estabeleceu definitivamente. Ingressou nos quadros da Santa Casa de Misericórdia do Pará para exercer o cargo de Diretor Clínico.  E ainda exerceu várias chefias em Saúde Pública.

Um dos pioneiros da Pediatria, afeiçoou-se às crianças que atendia nos consultórios da Santa Casa e se sensibilizava com a demanda de consultas sempre crescente, motivadas, principalmente, pela falta de higiene e pela desnutrição, produtos da miséria em que viviam no ambiente familiar. Então surgiu a ideia de fundar uma instituição semelhante àquela em que havia estagiado no Rio de Janeiro para que pudesse minorar os problemas que afligiam as crianças.

Movido pelo sentimento de solidariedade e obstinado compromisso profissional com a vida humana, idealizou uma meta e a ela se lançou com determinação e sabedoria, trilhando o caminho certo para atingir seus objetivos. Em 6 de outubro de 1912, com a ajuda do Desembargador Raimundo Nogueira de Farias e dos Professores Raymundo Proença e Matheus do Carmo, fundou o Instituto de Protecção e Assistência à Infância do Pará, com a missão de auxiliar as crianças desvalidas.

Ophir Pinto de Loyola morreu no dia 11 de outubro de 1934, aos 48 anos de idade, de câncer de fígado, na cidade do Rio de Janeiro onde foi sepultado. Deixou aos olhos de todos, o exemplo de quanto vale o espírito empreendedor e decisivo do homem que tomou a iniciativa de realizar tão nobre projeto, criando uma Instituição com repercussões tão positivas e de tamanha relevância para a Saúde no Estado do Pará. No livro Médicos de Outrora no Pará de Clóvis Meira, Ophir Loyola é considerado o Pai da Pediatria no Pará.

 

 

Localização

Brasil
BR