Início » Content » Transplantes
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Transplantes

Na região Norte do Brasil, o Hospital Ophir Loyola é referência na realização de transplantes e na captação de múltiplos órgãos pelo Sistema Único de Saúde :

 Transplante de Córnea

O HOL é o pioneiro em transplantes de córneas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Pará, desde 2008. A retirada dos órgãos do doador, de acordo com a legislação brasileira, exige a realização de exames como a artereografia e eletrocefalograma para confirmar que não haja fluxo sanguíneo no cérebro do doador e atestar sua morte cerebral, entre outros. O transplante de córnea pode corrigir doenças como ceratocone, que provoca alteração na curva da córnea, além da perda da visão causada por traumas e infecções pelo uso de lentes de contato, por exemplo.

Transplante Renal

Referência na realização de transplantes e na captação de órgãos pelo Sistema Único de Saúde, o HOL desenvolve um serviço de transplantes renais, atendendo mensalmente 160 pessoas, entre cirurgias e pacientes em tratamento pré e pós-operatório. O serviço realiza procedimentos entre doadores vivos e falecidos, com resultados semelhantes a grandes centros transplantadores do Brasil e do mundo, evidenciando  a eficiência e capacidade da equipe de transplantes da Instituição.

Transpalnte de  Medula  Óssea ( em breve)

Após a inspeção minuciosa nos equipamentos, infraestrutura física e equipes profissionais, o serviço de Onco-Hematologia do HOL, em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), recebeu a aprovação para realizar transplante de medula óssea. O  termo mais correto é transplante de células-tronco (circulantes no sangue). Algumas etapas são necessárias, como a avaliação, os exames, a internação e a quimioterapia específica para somente fazer o transplante com a coleta da medula do próprio paciente, de onde serão retiradas as células-tronco para serem congeladas e devolvidas na medula no dia do transplante, por meio de aférese. Essa técnica será realizada em parceria com a Fundação Hemopa, que possui uma estrutura de coleta e congelamento de células-tronco e , em breve, estará disponível para os pacientes.

Transplante de fígado ( em breve) 

 Em 2012, o Ministério da Saúde instituiu a atividade de Tutoria em Doação e Transplantes no âmbito do Sistema Nacional de Transplantes, com o objetivo de desenvolver o sistema de doação e transplantes nos entes federativos que necessitem de cooperação tecnológica para seu aperfeiçoamento ou implantação de novos serviços no SUS.No Pará havia estrutura para a realização do transplante de fígado em hospital da rede privada, mas por questões de credenciamento e habilitação o procedimento deixou de ser realizado.

O Hospital Ophir Loyola possui quatro profissionais registrados no SNT, e já captou 130 fígados com êxito. Com a aprovação pelo Ministério da Saúde, será montado um plano de ação, que consta de um treinamento de recursos humanos e aquisição de equipamentos. A equipe do Sistema Nacional de Transplantes apoiará o Hospital Ophir Loyola na tutoria, e tentará encaixar o hospital no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS).