ALD_3184

A Divisão de Documentação e Biblioteca do Hospital Ophir Loyola foi inaugurada em 1997 para ser um instrumento de apoio indispensável para o bom desenvolvimento das atividades de ensino-pesquisa-extensão, do corpo clínico, residências médicas, cursos de especialização e comunidade em geral. O acervo é composto de 171 periódicos, destes 36 são estrangeiros e 135 são nacionais, 1.601 livros e 308 multimeios (CD-ROM, DVD e VHS).

A  Biblioteca  faz parte da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) e tem um acervo composto de literatura técnica científica na área da saúde voltada para o câncer e outras doenças crônico-degenerativas. Dotada de sistema informatizado, possui adequada iluminação (natural e artificial) e refrigeração, o que proporciona aos usuários boas condições ambientais e maior conforto. Conta ainda com uma videoteca, que serve de apoio as atividades acadêmicas e tem uma média anual de 2.173 frequentadores.

É participante do sistema do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME) como biblioteca participante, através do qual tem acesso ao acervo das grandes bibliotecas nacionais e internacionais, obtendo com isto, mais facilidade nas pesquisas e intercâmbios de informações.

Compõe a Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (BiblioSUS), tendo em seu espaço uma Estação Biblioteca Virtual em Saúde (Estação BVS) composta de 3 computadores com internet.

Na Estação BVS, o usuário tem acesso facilitado a 16 milhões de documentos técnico-científicos, gerados por instituições acadêmicas e pelo Sistema Único de Saúde (SUS), disponíveis na BVS. Além de gestores e profissionais, a unidade destina-se a pesquisadores e interessados em geral.

A Biblioteca, por meio de parceria com a Universidade do Estado do Pará (UEPA), disponibiliza aos residentes da área médica e multiprofissional, funcionários e demais pesquisadores e usuários, acesso ao Portal de Periódicos CAPES. Esse Portal é uma ampla base de dados com mais de 21.500 periódicos nacionais e internacionais, além de outros importantes documentos de diversas áreas do conhecimento.

biblioteca

 

 

Nossos Serviços

  •  Atendimento ao usuário interno e externo;
  • Atendimento ao público em geral;
  • Consulta bibliográfica local;
  • Serviço de acesso a internet
  • DSI e Alerta bibliográfico;
  • Pesquisa bibliográfica, realizado em bases como: MEDLINE, LILACS, SCIELO, PUBMED, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações/IBICT e outras on-line;
  • Comutação bibliográfica através dos programas: BIREME (SCAD) e IBICT (COMUT);
  • Empréstimo domiciliar, somente para funcionários e residentes da Instituição;
  • Sala de leitura;
  • Videoteca;
  • Reprografia (Cópia e/ou impressão de documentos).

Serviços especiais:

Horário de Funcionamento

De segunda a Sexta-feira – 8h às 17h.

 

Contatos:

Hospital Ophir Loyola

Divisão de Documentação e Biblioteca

Luciene  Dias Cavalcante (Coordenadora)

Alexandre Pinheiro ( Bibliotecário)

Cristiana Guerra  Matos (Bibliotecária)

Jorge Wilson Vasconcelos Araújo (Assistente  Administrativo)

Roberta  Vilhena (Agente Operacional)

Av. Magalhães Barata, 992 – São Brás

Fone: (91)3265-6620/6690 / FAX: (91) 3265-6608

E-mail: hol_bib@yahoo.com.br

 

LINKS INTERESSANTES

site

 

bilbiosus  freemedical scieloperiódicodominiopublico