Em 2009, por meio da Portaria Interministerial nº. 2.472, o Hospital Ophir Loyola foi certificado pelo Ministério da Saúde como Hospital de Ensino, e recertificado em 2011 e em 2013, uma vez que possui mecanismos de gerenciamento das atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas no âmbito do Hospital, de acesso à biblioteca atualizada e especializada na área da saúde, além de programas de residência médica devidamente credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Desenvolve também programas de Especialização em Enfermagem, modalidade Residência que obedece a legislação da Comissão Nacional de Residência em Enfermagem (CONARENF) e programa de Residência Multiprofissional, contribuindo para uma melhor qualificação  do ensino no  Estado do Pará.

ALD_2892O HOL ainda se apresenta com representatividade titular na CIES Estadual e suplente na CIES Metropolitana, estas são Comissões de Integração Ensino e Serviço, de instância intersetorial e interinstitucional, que conduzem o desenvolvimento e a Política de Educação Permanente em Saúde.

Na área de formação profissional, o Ophir Loyola atende solicitações para realização de cursos, treinamentos e palestras oriundas dos diversos serviços existentes no Hospital, com o objetivo de atualização profissional. Algumas atividades são restritas ao público interno, outras, abertas à comunidade em geral. O HOL desenvolve ações educativas em caráter extracurricular, aperfeiçoamento e atualização para profissionais e alunos de cursos de nível médio e superior, dentro das especificidades de atendimento oferecidas pelo Hospital.

Considerando a importância  no processo de aprendizagem, o HOL fomenta a nova visão de ensino em espaço de saúde e contribui com a qualificação de especialistas para prestação de serviços diferenciados à sociedade, principalmente na área de oncologia, principal referência da instituição, por exigir habilidades de alta complexidade, com excelência e humanização. Anualmente, é realizado um Processo Seletivo Unificado, este é operacionalizado pela Universidade do Estado do Pará, com a participação de demais Hospitais de Ensino.

Programa de Residência Médica

O Programa de Pós-Graduação Médica forma os especialistas médicos, já graduados e registrados no Conselho Regional de Medicina do Pará, para conhecimento diferenciado e de excelência.  São ofertados 12 programas de Residência Médica nas seguintes especialidades: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Cirurgia Geral Programa Avançado, Anestesiologia, Cancerologia Clínica, Cancerologia Cirúrgica, Mastologia, Nefrologia, Urologia, Endoscopia, Neurocirurgia e Radiologia  e Diagnóstico por Imagem. Todas atendem as exigências e orientações do  Comissão Nacional de Residência Médica-MEC  e substanciadas na COREME-HOL, Comissão de Residência Médica que  oferece suporte ao referido Programa.

Curso de Especialização em Enfermagem

Destinado a profissionais graduados com registro no COREN- PA, o Curso de Especialização em Enfermagem – Modalidade Residência se caracteriza  por um curso Lato Sensu, contemplando 04 especialidades : Enfermagem em Cirurgia, Enfermagem em Clínica Médica, Enfermagem Oncológica e Enfermagem em UTI.

Residência Multiprofissional Oncologia

 A Residência Multiprofissional Oncologia – Cuidados Paliativos busca possibilitar melhor formação a diversas áreas de saúde. Atualmente o Hospital  contempla 05 áreas: Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Enfermagem e Fonoaudiologia.

Estágios Curriculares

Comprometido com o processo ensino- aprendizagem, o Hospital disponibiliza campo de prática aos estágios curriculares obrigatórios, não remunerados, das instituições conveniadas,considerando a necessidade de conhecimento teórico-prático, de forma a subsidiar uma formação de qualidade aos educandos.

Eventos Anuais

  • Jornada de Ingresso aos Programas de Residência do HOL
  • Jornada de Egresso dos Residentes do Programa de Residência Médica
  • Jornada Científica da Residência Multiprofissional Oncologia – Cuidados Paliativos
  • Eventos de Encerramento de Turmas do programa de Residência Multiprofissional Oncologia – Cuidados Paliativos e Curso de Enfermagem – Modalidade Residência.

Contatos para Acesso a Editais dos Processos Seletivos de Residência Médica e Multiprofissional:

www.uepa.br

www.ophirloyola.pa.gov.br

  • Edital Processo Seletivo Unificado para Residência Médica Programado para Divulgação em Outubro/ Novembro2014.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA DOS APROVADOS NO PSU DE RESIDÊNCIA MÉDICA – HOL – 2015

 

3 CÓPIAS CARTEIRA DO CRM
3 CÓPIAS DIPLOMA(FRENTE E VERSO AUTENTICADOS)
1 CÓPIA DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO PRÉ-REQUISITO
1 CÓPIA DIPLOMA DE CONCLUSÃO DE PRÉ-REQUISITO(CANDIDATOS CONCLUINTES)
3 CÓPIAS CERTIDÃO DE NASCIMENTO OU CASAMENTO
3 CÓPIAS CARTEIRA DE IDENTIDADE/SEGUP
3 CÓPIAS CPF
3 CÓPIAS CTPS (PÁGINA C/ FOTO E VERSO)
3 CÓPIAS PIS/NIT
3 CÓPIAS TÍTULO DE ELEITOR
1 CÓPIA CERTIFICADO MILITAR
3 CÓPIAS COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
2 CÓPIAS FOTOS 3X4 –   RECENTE
2 CÓPIAS EXTRATO CONTA BANCÁRIA
1 CÓPIA SEGURO CONTRA ACIDENTES
1 CÓPIA LAUDO MÉDICO

 

EVENTOS EM ABERTO

 

 

EQUIPE:

Msc. Dr. Sérgio Raymundo Negrão de Souza Franco

Coordenador de Graduação e Pós-Graduação

 

Pdg. Msc. Liete Conceição Ferreira de Oliveira

Chefe da Divisão de Ensino

 

Adm. Marilúcia Rodrigues de Oliveira

Asst. Soc. Sandra Maria Pinheiro da Conceição

Secretárias do Programa de Residência Médica

 

Adm. Lívia Fernanda Pereira Veloso

Secretária: Residência Multiprofissional Oncologia – Cuidados Paliativos

e Curso de Especialização em Enfermagem – Modalidade Residência

 

Lic. Em Letras Marlene dos Santos Fonseca

Secretária da Divisão de Ensino e da

Comissão de Residencia Médica – COREME-HOL

 

ENDEREÇO

HOSPITAL OPHIR LOYOLA – HOL

Diretoria de Ensino e Pesquisa

Divisão de Ensino

Av. Magalhães Barata, 992 – São Braz

Prédio anexo ao Hospital

Atendimento: De segunda a sexta-feira das 8h as 17h

Fone: (91) 3265-6622

E-mail: dep_ensino_hol@yahoo.com.br