Ambulatório- O Hospital Ophir Loyola dispõe da oferta de serviços ambulatoriais, com referência oncológica, que envolve assistência direta ao paciente através de consultas médicas e de serviços complementares de diagnose e terapia. São 44 Consultórios, sendo 30 Clínicos, 04 Radioterapia, 04 Quimioterapia, 02 Triagem, 02 Odontologia, 01 Psicologia e 01 Serviço Social. Dispõe, também, de 8 Salas, sendo 02 para Curativos, 01 para Pequenas Cirurgias, 01 de Procedimentos e 04 para realização de exames

córneasBanco de Olhos – Pioneiro em transplantes de córneas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Pará em 2008, o HOL é o grande depositário dos tecidos para as intervenções internas e que serve a outros hospitais e clínicas, baseado em regras muito rígidas – como a que norteia a fila única. Atua na captação, preservação e destinação de córneas em consonância com a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) do Estado para atendimentos da rede particular, pelo SUS e por convênio. Também realiza transplantes e oferece ambulatório.

farmáciaFarmácia- O hospital possui seis farmácias satélites localizadas em setores como Unidade de Atendimento Imediato (UAI), Centro Cirúrgico, Quimioterapia, Laboratório e Ambulatório e Central de Abastecimento Farmacêutico, Central de Abastecimento de Material Técnico. A Comissão de Farmácia e Terapêutica estabelece um  manual de medicamentos selecionados a partir do perfil epidemiológico e critérios terapêuticos do hospital. Revisado a cada dois anos, podem ser inclusos no manual apenas os medicamentos que  estiverem registrados e  têm a comercialização autorizada pela ANVISA, e devem ainda fazer parte da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais do Ministério da Saúde.

Logotipo carasFissura Labiopalatal –  O Hospital possui o Centro de Referência de tratamento especializado desde 1986, e  realizada  cirurgias primárias e secundárias, totalmente disponibilizadas pelo SUS. Os pacientes são encaminhados através da Central de Leitos e  na primeira consulta recebem esclarecimentos e orientações quanto aos procedimentos. A equipe multiprofissional  é qualificada, oferece tratamento adequado  e ajuda a amenizar as perdas sociais, ocasionadas tanto pela vergonha da cicatriz quanto pela dificuldade de comunicação devido à falha na articulação da voz.

Hospital Dia Hematológico – Um regime intermediário entre a internação e o atendimento ambulatorial que reduz o tempo de internação, aumenta a rotatividade de leitos e possui espaço reservado para a aplicação de antibióticos, hidratação e transfusão. Esse sistema permite a alta precoce do paciente, que segue fazendo a medicação e recebendo cuidados sem estar internado. O novo modelo de assistência disponibiliza leitos para os novos pacientes e os trazem rapidamente para a internação nos momentos mais críticos da doença.

Laboratório de Análises Clínicas -A estrutura padrão é formada por equipamentos com tecnologia Top Mundial, realizando mais de 70 mil exames mensalmente. Realiza exames específicos e simples e em serviço terceirizado, totalizando 240 tipos de exames. Possui responsável técnico e equipe composta por especialistas, mestres e um doutor em microbiologia. Anualmente o Laboratório participa do Programa Nacional de Controle de Qualidade ( PNCQ) da Sociedade Brasileira de Análise Clínicas. Mantém parceria interinstitucionais com o Instituto Evandro Chagas, Hospital do Rim e Hipertensão em São Paulo, Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen) etc. No Pará é o único com referência em transplantes a realizar a dosagem dos imunossupressores tacrolimus, ciclosporina e sirolimus.

Rommel burbanoLaboratório de Biologia Molecular -É o primeiro da região Norte voltado para assistência hospitalar e fornece análises de biomarcadores tumorais validados por sociedades científicas, que podem ser utilizados como ferramentas de diagnóstico, prognóstico e monitoramento da terapia utilizada por pacientes com câncer. A ala especializada possui alta tecnologia como um termociclador e um sequenciador genômico de última geração, este último capaz de realizar o genoma completo do paciente, em seis horas. Os testes trazem resultados precisos em três horas. Atualmente é voltado exclusivamente para as leucemias e, posteriormente, será estendido aos tumores sólidos, com uma capacidade de mais de 100 testes diagnósticos e de monitoramento por dia.

medicina nuclearMedicina Nuclear – Realiza diagnósticos e tratamento de tumores e outras doenças, além de fechar o ciclo de serviços no tratamento do câncer. O Serviço realiza mais de 50 tipos de exames, atende o padrão exigido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e possui o aparelho Gama Câmara, que possibilita a realização de diagnóstico e elaboração do tratamento do câncer. Possui também um laboratório radioisótopos para a manipulação de substâncias radioativas de vida curta para aplicação nos pacientes por meio de injeções, ingestão ou inalação visando a detecção precoce de doenças.

Neurocirurgia –  Oferece  ambulatórios  em diversas subespecialidades, das cirurgias simples até as mais complexas, como o tratamento de determinados cânceres, tumores do sistema nervoso central, doenças vasculares cerebrais, assim como o tratamento endovascular neurológico é realizado de forma regular somente pelo HOL, entre outras doenças que só a instituição assiste pelo SUS em todo o Estado. Além de ser referência na área, o hospital foi a primeira instituição creditada pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e Ministério da Educação a ter um programa de residência médica na especialidade na região Norte, com 10 anos de atuação na formação profissional.

destaque-01Nutrição e Dietética – Oferta seis refeições por dia aos pacientes e acompanhantes e obedece a um padrão de qualidade e reconhecimento nutritivo, por meio da intervenção de nutricionistas de alto nível técnico. Os pacientes recebem dieta individualizada, conforme a patologia apresentada, prescrita por profissionais da área médica e nutricionistas, respeitando os hábitos alimentares, econômicos, sociais e culturais, para que todos aceitem a dieta em sua totalidade.

4V5O6617-Medico ortopedista Fernando Brasil (18)Oncologia Ortopédica-  O novo serviço é o primeiro do SUS no Norte do Brasil a ofertar atendimento e tratamento especializado para as patologias malignas do aparelho musculoesquelético. O Serviço atua no diagnóstico e tratamento dos tumores ósseos malignos primários, sarcoma de partes moles e metástases ósseas, prevenindo e evitando fraturas patológicas e possibilitando mais qualidade de vida aos pacientes. A assistência é multidisciplinar e conta com três ortopedistas, serviço de enfermagem, fisioterapia e um centro cirúrgico.

Quimioterapia- O espaço possui  05 salas para consultas médicas, recepção, assistência social, enfermagem, procedimentos médicos, preparação de medicamentos, atendimento quimioterápico, recreação e informática. Opera com duas Capelas de Fluxo Laminar classe II, tipo B2, instaladas na sala de preparação dos medicamentos.  São ofertadas 42 vagas para adultos e 20 para crianças, o Serviço  realiza  cerca de 2.500 sessões  mensalmente.

Radioterapia – Ocupa 1.650 m² no hospital e opera com três aceleradores, dois simuladores, um aparelho de braquiterapia e um de cobalto. Os aceleradores têm a capacidade de combater o tumor em profundidade, sem afetar as estruturas da pele do paciente e possuem um conjunto de multilâminas para proteger as áreas que não receberão as radiações. Em relação aos simuladores, a tecnologia permite fazer o planejamento total do tratamento do paciente em três dimensões, planejamento este fundamental para o  tratamento e envolve a participação de diversos profissionais.

corneaTransplante de Córnea- O HOL é o pioneiro em transplantes de córneas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Pará, desde 2008 . A retirada dos órgãos do doador, de acordo com a legislação brasileira, exige a realização de exames como a artereografia e eletrocefalograma para confirmar que não haja fluxo sanguíneo no cérebro do doador e atestar sua morte cerebral, entre outros. O transplante de córnea pode corrigir doenças como ceratocone,que provoca alteração na curva da córnea, além da perda da visão causada por traumas e infecções pelo uso de lentes de contato, por exemplo.

perguntas-frequentesTransplante Renal- Referência na realização de transplantes e na captação de órgãos pelo Sistema Único de Saúde, o HOL desenvolve um serviço de transplantes renais, atendendo mensalmente 160 pessoas, entre cirurgias e pacientes em tratamento pré e pós-operatório. O serviço realiza procedimentos entre doadores vivos e falecidos, com resultados semelhantes a grandes centros transplantadores do Brasil e do mundo, evidenciando  a eficiência e capacidade da equipe de transplantes da Instituição.