Início » Noticia » Ophir Loyola e Hemopa realizam campanha em prol dos pacientes oncológicos
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Ophir Loyola e Hemopa realizam campanha em prol dos pacientes oncológicos

Localização

Brasil
BR

Nos dias 3 e 4, o Hospital Ophir Loyola realizará, em parceria com o Hemopa, mais uma campanha de doação de sangue em prol dos pacientes em tratamento contra o câncer. O estoque do hemocentro continua em baixa, situação que pode afetar o abastecimento dos grandes centros hospitalares, como o Ophir Loyola, considerado uma das maiores demandas por transfusão no Pará. A unidade móvel do hemocentro estará posicionada em frente ao hospital, das 8h às 16h, na Av. Magalhães Barata.

O sangue doado pode ser separado em vários hemocomponentes (hemácias, plaquetas ou plasma), portanto beneficia diversos pacientes, conforme a carência de cada um. No hospital, a necessidade de doação é grande para assistir os internados, em tratamento quimioterápico, cirúrgico ou ambulatorial. Os maiores consumidores são os enfermos acometidos por leucemia, doença que atinge as células sanguíneas chamadas de leucócitos e impede o funcionamento normal do organismo.

Desde o ano passado, a vida de Alex Espírito Santo, 40, morador do município de Tucuruí, mudou completamente quando recebeu o diagnóstico de leucemia. O vigilante é pai de cinco filhos e com a impossibilidade de continuar exercendo a profissão, recebe o auxílio-doença do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“A ficha demorou a cair, só entendi a complexidade da enfermidade quando cheguei ao hospital. Já recebi 25 bolsas de sangue e dez bolsas de plaquetas e, certamente, vou receber mais transfusões. Peço aos doadores que compareçam à campanha ou ao Hemopa, porque é muito importante que o banco esteja abastecido para atender a necessidade de todos que estão hospitalizados e somos muitos”, solicita Alex.

A reserva de sangue também é indispensável para aqueles que serão submetidos a cirurgias de alta complexidade, as quais só acontecem com reserva cirúrgica em caso de qualquer eventualidade. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano – homens a cada 60 dias e mulheres devem respeitar um intervalo de 90 dias entre as doações.

A campanha será realizada na Avenida Magalhães Barata, nº 992, São Brás, Belém. Podem doar pessoas com boa saúde, que tenham entre 16 e 69 anos e pesem acima de 50 quilos. Menores de 18 anos podem doar somente acompanhados dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original, assinado e com foto. A exemplo de outras campanhas externas, haverá uma equipe para a triagem dos doadores.