ALD_6836A Implantação da Assessoria de Ouvidoria, em 10 de março de 2003, demonstra o desejo e a preocupação em qualificar a Assistência Hospitalar oferecida ao usuário. Não apenas incorporando recursos tecnológicos, mas buscando o estreitamento da relação    entre os usuários, a instituição e os profissionais de saúde e o voluntariado, direcionando para o centro da discussão, a qualificação e valorização de seus funcionários sempre voltados à qualidade do atendimento global aos usuários dos serviços desta  instituição.

Entende-se que a comunicação e a informação são pontos fundamentais para a solução de problemas, bem como para o planejamento do atendimento junto às equipes de trabalho e ou equipes multiprofissional, no sentido de auferir resultados positivos para esta instituição.

Finalidade da Ouvidoria

•Propiciar maior aproximação entre os usuários e a instituição;

•Contribuir para salvaguardar os direitos e interesses dos usuários internos e externos, atuando com autonomia para apurar questões que lhes forem apresentadas;

•Fornecer orientações quanto aos deveres dos usuários para com a instituição, bem como alternativas que venham contribuir para a solução de problemas;

•Acolher os usuários com respeito, ouvindo seus relatos, analisar e avaliar a procedência das  reclamações e as sugestões, além de procurar solucionar de imediato, dentro de suas limitações. Assuntos que ultrapassam a competência do Ouvidor são devidamente formalizados e encaminhados à instância superior para as devidas providências.  Após a manifestação do setor competente retorna ao usuário;

•Estar ciente que todos os funcionários, em conjunto ou individualmente, constituem a qualificação dos serviços disponíveis aos usuários e, consequentemente, são responsáveis pelo índice de satisfação perante a sociedade;

•As atividades desenvolvidas pela Ouvidoria são baseadas na ética profissional, visando garantir o princípio da dignidade das pessoas e de seus direitos como cidadãos, permitindo dessa forma consolidar a confiabilidade dos que procuram a assistência da Ouvidoria;

•Zelar pela memória dos fatos registrados, providenciando o arquivamento dos casos concluídos de forma sigilosa e adequada.

Formas de comunicação

Atendimento pessoal, (sala da Ouvidoria – interior do Ambulatório – consultório – 01); através do preenchimento das Folhas de Registros disponíveis sobre as Urnas; pesquisas de campo realizadas diariamente nas clínicas de internação e nos diversos setores, considerando que a clientela é de alta rotatividade; abordagem aos usuários nas salas de espera do ambulatório e do Departamento de Diagnóstico por Imagem- DDI.

Onde estão as urnas?

•Interior do Ambulatório, próximo ao posto de enfermagem, sala de espera do DDI, radioterapia, quimioterapia, Núcleo de Apoio ao Enfermo Egresso – NAEE e enfermarias.

 

Equipe

Dória Leite Ferreira (Psicóloga – Coordenadora)

Elisângela Sodré (Assistente Social)

Vânia do Socorro Nascimento Cruz (Assistente Social)

 

Horário de atendimento

7h30 às 17h30

Telefone: (91)3265-6543

E-mail: ophirloyola.ouvidoria@yahoo.com.br